11 setembro 2006

Lancia D50 - Alberto Ascari (1955)


Esta miniatura pertence à colecção Grand Prix Mitos da Formula 1. Este modelo contém o seguinte erro: o Lancia D50 com o número 4 nunca foi utilizado.
Este modelo tinha um elemento característico que eram os dois pontões laterais, entre as rodas dianteiras e traseiras, onde levava o combustível.
O lento desenvolvimento do Lancia D50 levou a que a sua estreia só acontecesse no GP da Espanha de 1954, o último da temporada. Alberto Ascari, o italiano bi-campeão, conseguiria a pole-position mas viria a desistir quando liderava a prova.
O Lancia D50 deveria ter sido, em 1954-55, o grande rival do Mercedes W196, no entanto devido a várias avarias mecânicas e dificuldades económicas não conseguiu materializar em vitórias toda a sua potencialidade. No entanto, o Lancia D50 não deixou de ser considerado como estando ao nível do Mercedes W196.
Em 1955, Alberto Ascari, quando liderava o GP do Mónaco, perde o controlo do Lancia D50 caindo ao mar, escapando apenas com algumas escoriações. Este seria o último GP de Ascari. Quatro dias depois faleceu num acidente quando testava um Ferrari sport. Em SPA, Castellotti conseguiu a pole-position. Era o último GP da Lancia.
Com a morte de Ascari e os problemas financeiros que a Lancia atravessava, levam Gianni Lancia a decidir-se pelo abandono da Formula 1.
Num esforço entre a Federação Italiana e a FIAT ficou acordado que a Ferrari ficaria com todos os activos da Lancia. Desta maneira a Ferrari que vivia dias difíceis a nível desportivo recebe os Lancia D50 muito superiores aos Ferrari 555 e os utiliza em 1956 (Ferrari D50) com resultados completamente diferentes aos da Lancia em 1955.
Nesse ano os pilotos da Lancia foram: Alberto Ascari, Eugénio Castellotti, Giuseppe Farina (não se qualificou para o GP de Itália), Luigi Villoresi e Luís Chiron (apenas 1 prova).
Vitórias: 0 (Castellotti ficou em 2º lugar no Mónaco)
Pole-position: 1 (E. Castelotti)
Melhor volta : 0

Sem comentários: