29 setembro 2006

Lotus 25 - Jim Clark (1963)



Esta miniatura pertence à colecção Grand Prix Mitos da Formula 1.
O Lotus 25 estreou-se na Formula 1 em 1962, foi o primeiro carro da Formula 1 a utilizar o chassis monocoque. O brilhante Colin Chapman (inglês), fundador da Lotus, que era um constante inovador, resolveu introduzir a construção do chassis monocoque na Formula 1 pela primeira vez. O peso do carro era uma das preocupações de C. Chapman por isso aproveitava todas as ideias que lhe permitissem reduzir esse peso, daí a utilização do chassis monocoque que era leve, resistente e rígido. E no qual eram montados os componentes mecânicos. Em 1962, o Lotus 25 só não saiu vitorioso no campeonato por que sofreu várias quebras mecânicas, como já referir no post “BRM P57 - Graham Hill (1962)”. Mas o ano de 1963 iria ser completamente diferente.
O campeonato de 1963 não teve discussão e tudo por culpa do fabuloso trio Jim Clark/Lotus/Colin Chapman. O campeonato foi completamente dominado por Jim Clark (escocês) no Lotus 25 ao efectuar a pontuação máxima possível. De referir que nessa época disputaram-se 10 GPs mas apenas eram considerados os 6 melhores resultados para a classificação final. Jim Clark venceu 7 Gp (Bélgica, Holanda, França, Grã-Bretanha, Itália, México e Africa do Sul) mas apenas foram contabilizadas 6 vitórias para a classificação final: 54 pontos, a pontuação máxima!! Mas para além das 7 vitórias, com que estabeleceu o record de vitórias numa só época e que só viria a ser batido em 1988 por Ayrton Senna com 8 vitórias, alcançou também um segundo e terceiro lugar que igualmente não contaram para a sua classificação. Apenas não pontuou no primeiro GP da época no Mónaco porque desistiu devido a um acidente, o vencedor foi Graham Hill no BRM, (a sua primeira das quatro vitorias no Mónaco). G. Hill venceria também o Gp dos EUA e John Surtees daria a única vitória do ano à Ferrari (já não vencia desde 1961) no Gp da Alemanha. Graham Hill foi o segundo classificado no campeonato com apenas 29 pontos. A Lotus venceu sem oposição o campeonato de construtores e a BRM ficou no segundo lugar.

Nesse ano de 1963 os pilotos do Lotus 25 foram: Jim Clark, Trevor Taylor, Jack Brabham (apenas 1 Gp), Pedro Rodriguez, Mike Spencer (apenas 1 Gp) e Peter Arundell.
Vitórias: 7 (J. Clark: 7)
Pole-position: 7 (J. Clark: 7)
Melhor volta : 6 (J. Clark:6)

Sem comentários: