18 junho 2007

Ferrari 250 P - M. Parkes - U. Maglioli (24 Horas de Le Mans de 1963)

Esta miniatura é da marca Ixo.
Esta é a miniatura mais recente na minha colecção. Foi uma oferta. Representa o Ferrari 250 P que os pilotos Mike Parkes (inglês) e Umberto Maglioli (italiano), da equipa SpA Ferrari SEFAC, levaram até ao terceiro lugar nas 24 Horas de Le Mans de 1963.
A Ferrari utilizava a letra “P” para designar os seus carros de Sport Protótipos. A série P da Ferrari foi utilizada durante a década de 60 e inicio da de 70.
O Ferrari 250 P foi o primeiro modelo da série P. Como já referi num post anterior, o 250 P evoluiria posteriormente para o Ferrari 250 LM. Houve, contudo, outros modelos que evoluíram deste, tais como o 275 P e o 330 P.
O Ferrari 250 P vinha equipado com um motor central de 3 litros V12. Foi produzido em 1963, ano em que venceu as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Le Mans. A Ferrari sagrou-se campeã no Campeonato de Sport Protótipos em 1963.


Mike Parkes nasceu a 24 de Setembro de 1931 na Inglaterra e faleceu a 28 de Agosto de 1977 em Itália (num acidente de viação). A sua carreira desportiva começou nos Sport Protótipos tendo passado também pela Formula 1. Na Formula 1 participou em 6 GP’s, os resultados foram relativamente modestos. Em 1959 fez a primeira tentativa no GP da Grã-Bretanha mas não conseguiu a qualificação. Depois, em 1966 e 1967, correu pela Ferrari em 6 GP’s tendo conseguido uma pole-position (GP de Itália em 1966) e dois segundos lugares (GP de França e GP de Itália, ambos em 1966). A sua carreira na Formula 1 termina em 1967, no GP da Bélgica, devido a um acidente no qual partiu as duas (?) pernas. A sua carreira desportiva ainda continuou depois do acidente nos Sport Protótipos onde aliás tinha começado em 1961, mas sem os resultados que tinha obtido. Parkes obteve algumas vitórias em troféus britânicos. Em provas internacionais conseguiu algumas vitórias e alguns lugares de destaque, sempre na equipa Ferrari: 3º nas 24 Horas de Le Mans de 1963 (ao lado de Umberto Maglioli); 1º nas 12 Horas de Sebring de 1964 (ao lado de Umberto Maglioli); 1º nos 500 Km de Spa de 1964; 1º nos 1000 Km de Monza de 1965; 2º nos 1000 Km de Nurburgring de 1965; 1º nos 1000 Km de Monza de 1966; 1º nos 1000 Km de Spa de 1966; 1º nos 1000 Km de Paris de 1966; 2º nos 1000 Km de Monza de 1967; 2º nas 24 Horas de Le Mans de 1967. Depois do acidente esteve ligado à Ferrari como engenheiro e piloto de testes. Em 1976 era um dos engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento do Lancia Stratos que participou nas 24 Horas de Le Mans de 1976.
Umberto Maglioli nasceu a 5 de Junho de 1928 em Itália e faleceu a 6 de Fevereiro de 1999 em Monza. A carreira desportiva de Maglioli passou pela Formula 1 e Sport Protótipos. Na Formula 1 apenas participou em 9 GP’s, em duas equipas: na Ferrari e na Maserati. Conseguiu dois terceiros lugares. As vitórias mais importantes da sua carreira foram na Targa Florio: em 1953 (Lancia), em 1956 (Porsche) e em 1968 (Porsche). Outros resultados de destaque: 3º nos 1000 Km de Nurburgring em 1963; 3º nas 24 Horas de Le Mans (ao lado de Mike Parkes) em 1963; 1º nas 12 Horas de Sebring de 1964 (ao lado de Mike Parkes). Em 1970 terminou a sua carreira desportiva.

Sem comentários: