21 dezembro 2009

Citroen Xsara WRC - D. Sordo - M. Marti (Rali de Monte Carlo de 2006)



Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo - Os Carros Míticos – Fasc. nº 8.
O piloto espanhol Daniel Sordo, vencedor do Campeonato do Mundo de Ralis Júnior de 2005 (JWRC) e Campeão de Espanha de 2005, foi o colega de equipa de Sébastien Loeb (francês) no campeonato de 2006. Como Daniel Sordo não obteve nenhuma classificação entre os seis primeiros nos últimos cinco campeonatos, o seu Citroen Xsara WRC pode beneficiar do controlo electrónico (Manufactures 2). Assim foi com o Citroen Xsara WRC que Daniel Sordo iniciou a sua carreira no Mundial de WRC, estreia que aconteceu no Rali de Monte Carlo de 2006. Nesse ano viria a conseguir dois segundos lugares (Rali da Catalunha e Rali da Alemanha). No final do campeonato Daniel Sordo terminava na quinta posição.
Esta é a miniatura que representa o Citroen Xsara WRC de Daniel Sordo no Rali de Monte Carlo de 2006. Daniel Sordo efectuou um rali bastante duro em que teve de enfrentar adversários com mais experiência. Ao longo do rali foi mostrando estar cada vez mais adaptado ao Xsara e logrou terminar o Rali do Monte Carlo na oitava posição.
Continuação do Campeonato do Mundo de Ralis de 2006
A quatro ralis do final do campeonato, Sébastien Loeb (Citroen) tinha praticamente garantido a renovação do título de campeão mas ainda era possível ao finlandês Marcus Gronholm (Ford) chegar ao título. Era difícil mas matematicamente era possível.
E o finlandês esteve perto… Gronholm venceu 3 dos 4 ralis enquanto Loeb não somou nenhum ponto nessa quatro provas.
Marcus Gronholm venceu o Rali da Turquia, seguido do seu colega de equipa Mikko Hirvonen (finlandês). O norueguês Henning Solberg terminou na terceira posição com o Peugeot 307 WRC. No Rali da Austrália, o quinto lugar de Gronholm ditou o fim do sonho do título para o finlandês da Ford. A vitória sorriu ao seu colega de equipa Hirvonen. Petter Solberg (norueguês) foi o segundo em Subaru e Manfred Stohl (austríaco) foi o terceiro em Peugeot). Sébastien Loeb sagrou-se assim Campeão do Mundo pela terceira vez consecutiva. A vantagem de Loeb permitiu-lhe não participar nos dois últimos ralis, aliás o francês acabou mesmo por não alinhar nos últimos 4 ralis do campeonato.
Marcus Gronholm acabou por vencer os dois últimos ralis do ano (Nova Zelândia e Grã-Bretanha). Na Nova Zelândia Miko Hirvonen foi o segundo classificado e Manfred Stohl o terceiro. Na Grã-Bretanha Stohl ficou em segundo e Petter Solberg foi o terceiro classificado.
Sébastien Loeb sagrou-se campeão com 112 pontos e 8 vitórias; Gronholm ficou a um ponto de Loeb e conquistou 7 vitórias. A Ford sagrou-se campeã, título que lhe escapava desde 1979, com 195 pontos e 8 vitórias. A Citroen Kronos ficou em segundo lugar com 166 pontos e 8 vitórias.

7 comentários:

Tohmé disse...

José Antonio, que você e a sua família tenha um ótimo natal e um feliz 2010.

Grande abraço aqui do Brasil.

manuel disse...

Dani Sordo está siempre por debajo de Loeb. Para los españoles, una pena porque es un buen piloto. Marc Martí fue el último copiloto de Carlos Sainz.
Bonita miniatura.

JB disse...

Belissima miniatura, tambem tenho.
Tambem gostei do skoda que inflizmente não comprei.

Bom natal
JB

Fleetmaster disse...

Deve ser uma alegria ter belos carros como este na coleção.
PArabens !

Aproveitando. Feliz Natal e um belo 2010! Cheio de miniaturas !

RM Style disse...

Parabens mais uma vez pela colecção apresentada. Nas miniaturas voltei a algumas "raridades" e no blogue "24 Horas de Le Mans" já inseri cerca de 800 fotos...e ainda há tantas para colocar...Bom 2010 para todos!

Um abraço
Rui Marinho

PGAV disse...

Olá José!

Espero que esteja tudo bem contigo!

E que tenhas entrado neste novo ano com tudo de bom!

Parabens pela tua colecção, é só bons modelos e informação bem detalhada! O meu site está quase pronto, já so faltam algumas fotografias e publica-lo. Tenho bastantes novidades mas que agora so devem ser publicadas no site.

Está a dar uma trabalheira mas penso que vai ficar giro!

Abraço!

José António disse...

Obrigado a todos pela vossa visita e comentários.
Grande abraço